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  e-commerce:

  Vendas pela internet  ficção ou realidade?

 

  Para se destacar no mundo competitivo da internet, não basta apenas ter

  um site bonitinho.

 

Um projeto de sucesso na web exige a experiência de diversos profissionais.

 

Pensando nisso a Design Corp reuniu profissionais das áreas de:

 

Comunicação e Jornalismo   -   Marketing e Vendas   -   Web-designer e Programação

 

Seja qual for o ramo de atividade de sua empresa estamos capacitados a desenvolver um projeto específico para o seu negócio.

 

Abaixo preparamos algumas explicações que irão ajudá-lo em seu processo de decisão.

Por que usar a ferramenta Internet?

Montar uma loja na internet é muito mais barato, mas para fazer sua loja vender...

Vamos entender o impacto que os novos veículos de comunicação causaram na humanidade e como o homem de vendas os utilizou para construir fortunas.

O surgimento de um Mercado Comercial na internet

Descobrindo um  novo Jeito de Vender

Quais as vantagens em ter uma loja virtual

Pontos Importantes do e-commerce

Afinal, quanto custa para montar um negócio pela internet?

 


Por que usar a ferramenta Internet?

 

As vendas do varejo pela internet devem somar R$3,9 bilhões em 2006.

 

Desde 2001, quando começaram as pesquisas no setor, o comércio na internet teve uma expansão de 355%. No começo eram apenas livros e Cds, hoje produtos de maior valor, como eletroeletrônicos fazem parte do ranking dos mais vendidos. No entanto, o grupo que inclui alimentos, vestuário, flores, perfumes, cosméticos, brinquedos e ingressos representou 37% das vendas on-line em 2005.

 

Segundo a pesquisa - que teve apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net) - 4,77 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra pela internet em 2005.

O setor espera crescer 56% em 2006, este otimismo se deve, a uma nova leva de consumidores, que vem a reboque da ampliação do uso da tecnologia de Banda Larga e ao aumento da confiança do consumidor nas compras on-line com a utilização da Certificação Digital (processo de legalização de documentos transmitidos pela rede).

 

Montar uma loja na internet é muito mais barato, mas para fazer sua loja vender...

 

Para vender bem na rede é necessário entender o que é a rede, quais são os fatores e regras que irão determinar a sobrevivência ou o fracasso de sua loja.

 

Portanto com um pouco de paciência temos de aprender alguns conceitos.

 

A internet é mais revolucionária e poderosa ferramenta de comunicação interativa que o homem já construiu, enorme de proporções Globais. Mas com tudo isso a Internet não deixa de ser uma ferramenta de comunicação assim foi com os Jornais e Revistas depois com o Rádio e a Televisão.

 

Portanto temos dados históricos confiáveis para que possamos nos guiar por estes caminhos desconhecidos.

 

Vamos entender o impacto que os novos veículos de comunicação causaram na humanidade e como o homem de vendas os utilizou para construir fortunas.

 

A imprensa Desde o surgimento da prensa por volta de 1450 a humanidade passou a vivenciar o fenômeno da comunicação em massa. No começo os Jornais detinham o poder, faziam e derrubavam Presidentes, incutiam idéias e criavam revoluções. Logo sagazes comerciantes inventaram os anúncios e fizeram fortunas, mas a novidade tinha um grande problema: O analfabetismo - que era enorme até o meado do século 20 - limitou sua alta circulação desde a sociedade medieval até o início do século 20. Impacto dos jornais e revistas na humanidade: A informação impressa passou a valer dinheiro, para aumentar sua influência nas massas a imprensa passou a pressionar os Governos a investir e incentivar a alfabetização do povo.

 

O rádio surge no Brasil, em 1923 com a inauguração da Sociedade Rádio do Rio de Janeiro. No início dos anos 30 o Brasil contava com 29 emissoras, mas a programação era cultural e os anúncios eram proibidos. Somente em 1931 Getúlio Vargas  baixou o Decreto Lei nº 21.111 que autorizou a veiculação de publicidade e propaganda pelo rádio. O rádio viveu sua era de ouro e mais uma vez, um novo veículo de comunicação construiu fortunas, apoiou revoluções criou e destruiu Presidentes, através da música elevou artistas ao estrelato Nacional e Internacional. Nomes como Silvio Santos, Hebe Camargo, Boris Casoy e Cid Moreira todos vieram do rádio. Mas o rádio também teve os seus problemas, apesar de arrebanhar uma audiência enorme de iletrados haviam dificuldades para a aquisição dos aparelhos, limitação na distribuição de energia elétrica etc... Observe que o rádio não eliminou os Jornais o que aconteceu é que donos de jornais investiram nas rádios e se deram muito bem.

Impacto do rádio na humanidade: O rádio foi realmente o primeiro grande veículo de comunicação em massa, e com ele, pela primeira vez, um veículo de comunicação  passou a ser usado também como entretenimento, daí surgiram as rádio novelas, programas humorísticos, programas musicais além é claro do Jornalismo e programas educativos. O conceito de Rede de Comunicação começou a ser desenvolvido pelo Rádio. Os homens de propaganda tiveram que inventar um novo jeito de anunciar, e conseguiram, alguns gingles ficaram imortalizados na memória da população.

 

A TV entra em cena no Brasil em 03 de abril de 1950 pelas mãos do polêmico e poderoso dono dos Diários Associados Assis Chateaubriand.  Os Diários Associados controlavam vários Jornais, Rádios e Revistas nas principais capitais de Estado da época. Muitos obstáculos foram vencidos pois as primeiras imagens não passaram do auditório dos Diários Associados em São Paulo, simplesmente não haviam antenas transmissoras e muito menos aparelhos de TV nas casas era o início de mais uma revolução. Em 1965 com apenas 15 anos de existência a TV já repartia o bolo dos anunciantes  com os demais veículos de comunicação. As Revistas ficavam com 27%,  a TV com 24% , as Rádios com 23% e os Jornais com apenas 8%.  Em abril de 1965 surge a Rede Globo de Televisão que pelas mãos de José Bonifácio Sobrinho, o  Boni implanta o conceito de Rede Nacional e em poucos anos alcançam a marca de 97% da audiência em mais de 5000 municípios brasileiros. Nem precisamos dizer sobre o impacto que a televisão causou na vida Nacional e muito menos sobre o poder que ela detêm. É importante ressaltar que a televisão não eliminou as demais mídias hoje em dia temos um número tremendamente maior de Jornais, Rádios e Revistas se comparados ao auge que cada um teve na história. O que aconteceu foi que o bolo dos anunciantes foi redividido e a televisão ficou com a maior parte.

 

A Internet no Brasil começou em 1991 com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia). Até hoje a RNP é o "backbone" principal e envolve Universidades e Centros de pesquisa. Os domínios .br são administrados pelo Comitê Gestor de Internet e registrados pela FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo.


Em 1995 os Ministérios das Telecomunicações e da Ciência e Tecnologia, autorizam a abertura da exploração comercial da Internet  pelo setor privado.

Mas a internet também teve os seus problemas o primeiro obstáculo era a falta de telefones fixos no mercado, com as privatizações estes problemas foram resolvidos. O segundo obstáculo era a falta de uma conexão de qualidade 24 horas por dia a custos suportáveis. Isto já foi resolvido com a implantação da banda larga.

O surgimento de um Mercado Comercial na internet

 

Dez anos se passaram e a Internet experimenta, hoje, um crescimento exponencial tanto em número de redes, quanto em  número de hosts e volume de tráfego.

 

Com o expressivo aumento da utilização da banda larga a Internet brasileira hoje reúne todas as condições de experimentar o seu grande momento comercial.

Mas como em todas mídias que surgiram na história o comerciante terá de se adaptar para enfrentar os desafios e sobreviver.

 

As vendas do varejo pela internet devem somar R$3,9 bilhões em 2006.

 

Desde 2001, quando começaram as pesquisas no setor, o comércio na internet teve uma expansão de 355%. No começo eram apenas livros e Cds, hoje produtos de maior valor, como eletroeletrônicos fazem parte do ranking dos mais vendidos. No entanto, o grupo que inclui alimentos, vestuário, flores, perfumes, cosméticos, brinquedos e ingressos representou 37% das vendas on-line em 2005.

 

Segundo a pesquisa - que teve apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net) - 4,77 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra pela internet em 2005.

O setor espera crescer 56% em 2006, este otimismo se deve, a uma nova leva de consumidores, que vem a reboque da ampliação do uso da tecnologia de Banda Larga e ao aumento da confiança do consumidor nas compras on-line com a utilização da Certificação Digital (processo de legalização de documentos transmitidos pela rede).


Descobrindo um  novo Jeito de Vender

Para vender na web o comerciante precisa entender que o mundo virtual não é um universo paralelo onde ele tem de reinventar tudo.

 

Na web  valem as mesmas regras de tradição, confiabilidade, qualidade, preço, oferta, entrega, bom atendimento e propaganda.

 

Abrir uma loja virtual é como inaugurar uma nova filial, ela vai precisar de investimentos na implantação, na manutenção e terá custos também com propaganda.

 

E como tudo na vida será necessário fazer um esforço para dar certo.

 

Não se impressione com o número excessivo de lojas, que não tem tradição no mercado e estão repletas de fotos de mercadorias, geralmente elas não duram no mercado, os aventureiros não se sustentam por muito tempo.

 

O comércio nunca foi para amadores, capital de giro, capacidade de comprar e vender barato, controle financeiro, bom atendimento e muito talento. Isso é o que difere


Quais as vantagens em ter uma loja virtual.

 

São inúmeras as vantagens em ter uma loja virtual, dentre as principais podemos destacar as seguintes:

 

1- Atendimento a novos mercados com baixo investimento.

As lojas virtuais simplesmente abriram as portas do mundo aos comerciantes, com os serviços de transporte e entregas de encomendas cada vez mais rápidos e confiáveis e com a modernização do sistema bancário, sua empresa pode vender, receber e entregar muito facilmente em qualquer parte do planeta.

 

2- Maior exposição de produtos.

Qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo poderá visualizar seus produtos 24 horas por dia 7 dias por semana mesmo em Sábados, Domingos e feriados.

 

3- A internet é a única mídia que permite interatividade completa entre o anunciante e o cliente.

Ao  ver a propaganda de seu produto por qualquer meio de comunicação seu cliente sem sair de casa pode visualizar interagir e comprar com extrema facilidade.

 

Pontos Importantes do e-commerce

1) Merchandising – Qualquer varejista sabe que um produto bem apresentado sai mais rápido da prateleira. Na Web isso significa boas imagens, preços claros e informações completas dos produtos expostos. Também não se pode ignorar a localização dos produtos. Clientes entram nas lojas atraídos pelos produtos expostos na vitrine. Na Web, esses produtos ficam na primeira página.

2) Promoção - Além dos tradicionais anúncios em jornais, revistas e televisão o comerciante ganha novas ferramentas de anúncio que são os banners animados, e-mails ou promoções hot sell. Na web também é necessário preparar um plano de marketing e separar a verba para executá-lo.

3) Atendimento a Clientes - O processo de venda, virtual ou não, envolve várias etapas. Em cada uma delas há interação entre o consumidor e um funcionário da loja. Sendo assim é necessário estar preparado para estabelecer um canal de comunicação preciso, ágil e transparente. Caso contrário, não haverá fechamento nas vendas.

4) Vendas - Para ter sucesso nas vendas, é necessário uma equipe de vendedores bem treinada e motivada. Na Web, isso pode ser feito com muito mais consistência e menos custo. Os produtos e serviços oferecidos devem apresentar informações detalhadas, bem como seus principais diferenciais em relação aos concorrentes, análises de jornalistas ou consumidores sobre sua qualidade e outras informações que possam ajudar o cliente a decidir a compra mais rapidamente.

5) Pagamento - Como a cultura de usar cartão de crédito pela Internet ainda é pouco disseminada no Brasil, é necessário oferecer formas de pagamento alternativas, como boleto bancário, depósitos identificados e cheque eletrônico pré-datado.

6) Pós-venda- Todo pós-venda deve estar disponível para consulta na Web, incluindo normas para troca ou devolução de produtos, dados cadastrais da rede de assistência técnica, perguntas e respostas mais freqüentes e informativos periódicos por e-mail sobre novidades e lançamentos.

7) Segurança - O ponto mais importante do comércio eletrônico. Qualquer pessoa tem medo de comprar algo com o cartão de crédito pela Web. Por isso, não poupar recursos de segurança para tirar essa preocupação de seus clientes, é um fator importante. Isso inclui a adoção do SSL e processos de encriptação de informações nas bases de dados e comunicar claramente os clientes sobre a segurança oferecida no site.

8) Estoque - Para ganhar eficiência nas vendas, é importante separar fisicamente o estoque dos produtos vendidos pela Web. Mesmo assim, o tratamento gerencial deve ser igual ao de um estoque normal, com informações precisas de giro, custo e tempo de reposição.

9) Logística – É necessário preparar-se para entregar produtos individualmente e com rapidez. E não esquecendo de negociar muito bem os custos de transporte.


10) Monitoramento - Manter sistemas de acompanhamento precisos e informatizados. Se a operação não for muito bem controlada, os custos com retrabalho de informações irão consumir um percentual importante dos lucros.

 

Afinal, quanto custa para montar um negócio pela internet?

 

Para construir um site o primeiro passo é registrar um domínio (www.suaempresa.com.br), no Brasil todos os registros são realizados pela FAPESP. O domínio escolhido pode ser facilmente pesquisado através do site  www.registro.br após a verificação da possibilidade de registro do domínio escolhido, o próximo passo é entrar em contato com a equipe da Design Corp que estará a sua disposição para orientá-lo em todas as etapas do registro.

Após o registro do domínio o próximo passo é definir claramente quais são os objetivos do site.

Cada projeto tem suas particularidades e utilizam ferramentas diferentes. Lembre-se um site não é apenas o Design e sim uma ferramenta de comunicação e prestação de serviços a distância.

Cada página deve conduzir o internauta a um objetivo pré estabelecido pela empresa.

 

 

Design Corp Brasil - Internet High Technology   -   (21) 2721-4332